Recentes

Preparo do chá



Como utilizar as ervas medicinais:

Existem diversas formas de tratamento feito com as plantas medicinais. Entre elas, o consumo mais comum é o realizado por meio de chás, que são preparados de maneiras diferenciadas de acordo com a necessidade. O processo de infusão é utilizado para folhas e flores, já para as partes mais duras da erva, como raízes e cascas, deve-se utilizar a decocção. O correto é utilizar a solução orientada pelo fitoterapeuta, pois o consumo das ervas é variado entre chás, cremes etc.

* Chá tradicional:

É o processo na qual a erva é colocada na água fervente e deixada por um determinado tempo (cerca de um minuto) em uma vasilha tampada.

* Decocção:

É o processo na qual a erva vai ao fogo brando por alguns minutos. Esta é a maneira mais apropriada para raízes, cascas e sementes, que são cortadas em pedaços pequenos ou esmagados antes de serem utilizadas.

* Infusão:

É o processo na qual a água fervente é despejada diretamente sobre as ervas e deixa-se o recipiente tampado por um certo tempo.

* Maceração:

É o processo na qual a erva fica de molho por aproximadamente doze horas em água fria. Após este período esta água é aquecida, coada e o chá servido mantendo-se as propriedades das ervas intacta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário